Use o marketing digital a favor do seu comércio online
Por Victória Jenz
Com a pandemia do novo coronavírus, as vendas online deram um salto de 209% em comparação com o ano anterior, segundo dados da ACI Woroldwide, empresa de sistemas de pagamento eletrônico. Diante desse grande crescimento, criar estratégias que fazem do seu e-commerce um sucesso é essencial.
Entender o comportamento do seu consumidor e traçar planos para captação de potenciais clientes são ações que podem impulsionar o seu negócio. Para isso, use o marketing digital a seu favor!
Separamos algumas dicas de marketing digital para você aplicar no dia a dia do seu comércio online:
1. Tenha um plano de negócios
Não importa se seu negócio está começando ou se já está consolidado no mercado, ter um planejamento é o seu guia para as ações estratégicas do seu e-commerce proporcionando um direcionamento do negócio para atingir o sucesso.
No caso do e-commerce, é importante realizar um estudo da sua persona e quais os produtos são mais indicados para atingi-lo. Planeje também os investimentos que pretende fazer, tanto em relação ao dinheiro, quanto na questão do tempo que será dedicado para executar as ações que serão planejadas.
2. Valorização do seu produto
Diferente das compras físicas, na internet não é possível tocar nos produtos antes de realizar as compras. Por isso, disponibilize fotos de qualidade de todos os ângulos, além de realizar uma descrição completa, com todas as características e recomendações de uso.
3. Comunicação
Ter um canal de comunicação de fácil acesso para o cliente, tal como um chat ou e-mail, também poderá ajudar nessa questão, pois assim ele conseguirá eliminar suas dúvidas de forma mais fácil antes de desistir de uma compra. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas a ser utilizada em ações de marketing digital para e-commerce. É importante se relacionar com sua base de leads e clientes através dele com uma frequência constante, para que eles possam lembrar do seu negócio sempre.
Assim como o email marketing, as mídias sociais são ferramentas que você não pode deixar de contar em suas estratégias e ações de marketing digital para e-commerce.Uma boa prática é utilizar as postagens propondo a interação entre as pessoas que seguem a sua página.
4. Captação de leads
O marketing de conteúdo é um grande aliado nas estratégias de marketing digital. Aplicar na descrição técnicas de SEO permite um melhor rankeamento pelo Google e, consequentemente, melhores resultados na busca orgânica.
Outra maneira é investir na produção de conteúdos de apoio e disponibilizá-los em um blog, mostrando que a empresa entende bastante daquele estilo ou tendência de consumo que está vendendo. Esse conteúdo pode ser desde simples dicas através em artigos ou ebooks que mostram boas práticas para utilizar um produto em específico.
5. Mostre que no seu site pode-se confiar
Apesar das vendas online terem aumentado, grande parte dos consumidores ainda são desconfiados na hora de concretizar uma compra pela internet. Preze por uma busca e um layout amigável, além de oferecer o máximo de instruções possíveis em relação a como a compra deve ser realizada. É preciso também contar com serviços que sejam seguros e tenham protocolos confiáveis para as transações financeiras.
6. Não se esqueça dos benefícios
Todo mundo gosta de um agrado não é mesmo? Para que você possa ter mais chances de adquirir um novo cliente, vai ter que disponibilizar uma condição especial para que ele faça a primeira compra.
Oferecer frete grátis e cupons de desconto são estratégias que poderão ajudá-lo com essa questão.