Marketing Digital

Três dicas para usar datas comemorativas a favor do seu negócio

Postado em 2018-10-17 17:16:07

Que durante o ano há centenas de datas comemorativas, você já sabe. Algumas são mais conhecidas, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... E outras menos, como o Dia do Cliente, Dia das Flores e o Dia Internacional do Idoso. Sabia que essas datas também podem ser utilizadas em prol de seu negócio? Ações em datas comemorativas fazem com que seu cliente se sinta especial e também são úteis para gerar uma maior proximidade entre sua empresa e seus clientes. 

O comércio varejista, de um modo geral, utiliza as datas comemorativas mais comuns para impulsionar as vendas, mas não tem o costume de explorar o potencial das outras. Nosso calendário está repleto de datas comemorativas e cada uma delas é uma oportunidade de vender mais e fidelizar clientes. Separamos três dicas de como essas datas podem alavancar seu negócio.

1) Use as datas comemorativas com sabedoria: 

Nada de pegar o calendário completo e sair fazendo posts e ações com cada data comemorativa. Analise se determinada comemoração tem de fato relação com seu negócio. Não faz sentido você parabenizar um médico, se seu negócio for uma concessionária automóveis. No caso da concessionária, é mais interessante ela fazer ações de conscientização, como a do Setembro Amarelo (mês mundial de prevenção do suicídio) e Outubro Rosa (movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce.)

 

2) Se prepare para usar as datas comemorativas a favor do seu negócio: 

Uma campanha bem sucedida, é uma campanha bem planejada. Não adianta fazer algo às pressas e reclamar do resultado. Para que isso não ocorra, faça um calendário com as datas que tenham mais a ver com o seu negócio e comece a traçar estratégias para cada uma delas, como uma identidade visual e como será a ação. Caso envolva descontos, ofereça algo que seja realmente atrativo. Uma ideia bacana é pensar numa embalagem comemorativa e um cartão, caso o cliente queira presentear alguém. Atitudes como essa cativam e fidelizam o cliente.

E ah, nada de esquecer do estoque! Você deve prepará-lo de acordo com as vendas anteriores, fazendo o levantamento de quais produtos estão "esquecidos" no depósito e quais tem tido bastante procura. Neste último caso, converse com seu fornecedor e adquira um bom lote. Você também pode negociar algum tipo de desconto para repassar para o cliente. Não ter um produto a pronta entrega pode significar a ida de um potencial cliente para concorrência.

A entrega também deve ser planejada. Se o seu negócio for um e-commerce, você pode oferecer frete grátis a partir de determinado valor ou tentar parcerias com transportadoras, para diminuir o valor e o tempo da entrega.

 

3) Converta as datas comemorativas em opção de venda:

Planejar promoções e ações offline são importantes para que o uso das datas comemorativas não seja somente em posts. Você pode fazer isso mudando a vitrine, decorando sua loja ou ainda criando banners para atrair os olhares dos clientes. Use sua criatividade e não se esqueça de conhecer bem seu público-alvo para um maior sucesso.

 

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