Sites e Sistemas, Mídias Sociais

O que é metaverso?

Postado em 2022-02-17 17:00:57

 Nos últimos meses uma tecnologia tomou conta das discussões na internet: o metaverso. Sendo um replicador da realidade que conhecemos, mas dentro de um meio digital, o metaverso comporta diversos espaços em 3D, onde os participantes desse mundo digital podem se encontrar e se relacionar. A tecnologia pode ser comparada aos jogos de simulação da vida real, com a diferença de que no metaverso, o usuário não é apenas um mero controlador de um avatar dentro desse meio, e sim o próprio personagem e agente desse universo, elevando ainda mais a experiência de estar “imerso” em uma realidade virtual, sendo capaz de reproduzir muitos aspectos da vida real como passear, encontrar pessoas e se comunicar com elas. 
 
Sendo uma tecnologia promissora, se tornou o foco do Facebook como foi anunciado no ano de 2021. A empresa do Mark Zuckerberg trocou seu nome para “Meta”. Em uma entrevista à imprensa, Mark destacou as ações que serão possíveis dentro desse novo espaço. "Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje." O Facebook já havia divulgado que prevê investimento de cerca de R$ 277 milhões na tecnologia nos próximos dois anos. 
 
No entanto, apesar das expectativas e projeções para o futuro, o metaverso ainda engatinha, com algumas experiências em andamento, como lojas que já operam em terreno digital, mas que ainda necessitam de maior desenvolvimento, assim como maior popularização de ferramentas que podem intensificar a experiência no metaverso, como óculos de realidade virtual. 
 
NFTs e metaverso  
 
Outro termo em alta nas redes sociais e ligado ao metaverso é a sigla NFT, um tipo de token, vindo do inglês “Non-fungible Token”. Em tradução para o português, “Token não-fungível”. Isso significa que são originais e únicos, diferentemente do Bitcoin, por exemplo, no qual todas as moedas podem ser iguais, ao adquirir um NFT se adquire um elemento autêntico. 
 
Os NFTs são em maior parte, obras artísticas (e digitais) produzidas de forma que não podem ser copiadas, dando direito ao comprador a propriedade sob a obra.  
 
Podemos pensar, por exemplo, em uma obra do famoso pintor Pablo Picasso. Suas pinturas podem ser reproduzidas, mas nunca será possível copiar a obra original de forma exata. E assim acontece com os NFTs. 
 
O futuro da internet 
 
Muito se especula sobre o metaverso ser uma nova fase da internet ou mesmo a extinção da internet como conhecemos. No entanto, ainda é cedo para saber os rumos dessa nova tecnologia. O que podemos vislumbrar por enquanto, é que o metaverso pode ser entendido como um complemento da internet atual, e que cada vez mais gigantes da tecnologia investirão e disputarão espaço dentro desse mercado.