Mídias Sociais

O guia completo do design: formato para redes sociais

Postado em 2018-05-02 16:36:28

Qual o tamanho correto das imagens de redes sociais? O formato para foto de capa do Facebook? Instagram Stories? Essas são algumas dúvidas muito recorrentes que a maioria das pessoas têm ao criar uma página ou perfil para seu negócio. Por isso, todos que estão produzindo conteúdo para redes sociais com alguma estratégia de marketing digital, devem estar atentos ao formato ideal para o Facebook e Instagram.

Então se liga que nós da Plugin Web, fizemos um guia completo para você saber todos os formatos para redes sociais. Confira, tire suas dúvidas e evite qualquer retrabalho, focando sempre na qualidade do produto que está na sua rede social.

Instagram

Não é possível falar de Instagram, uma das redes que mais crescem em usuários, sem falar em imagens. Empresas e grandes marcas tem explorado cada vez mais o Instagram, promovendo até anúncios das imagens e vídeos. Mas é bom ficar de olho pois ela é uma das redes com maior nível de preocupação em relação ao tamanho das gravuras.

Mesmo com a visualização em grade no perfil, exibindo apenas imagens em quadrados, o Instagram passou a aceitar a postagem em formato de retrato e paisagem. É importante lembrar que, na linha do tempo dos usuários, essas imagens sempre se adequarão à largura da página.

Mas relaxa, os tamanhos de gravuras para o Instagram são:

  • Avatar: 180 X 180 px

  • Imagem quadrada: 800 X 800 px

  • Imagem vertical: 1300 X 1000 px

  • Imagem horizontal: 1200 X 900 px

  • Stories: 1080 X 1920 px

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do Brasil, mas mesmo assim é importante estar atento as dimensões usadas nas fotos de perfil e de capa. Nele há diferenças entre o tamanho das imagens em desktop e em equipamentos mobile, como tablets ou smartphones, por isso é importante ficar de olho nisso.

Outro um fator de grande importância é no caso de anúncios. Sua imagem não pode conter mais de 20% de texto. Isso irá impedir que um anúncio seja aprovado pelo Facebook. Ou seja, escreva bem pouco na sua imagem e deixe as informações para a descrição da publicação. Este é um requisito do Facebook para permitir o impulsionamento das suas publicações.

Veja os formatos para o Facebook

  • Imagem de Capa: 1920 X 1080 px

  • Vídeo de Capa: 820 X 312 px

  • Perfil: 800 X 800 px

  • Post quadrado: 800 X 800 px

  • Post retangular: 1200 X 900 px

  • Post vertical: 1300 X 1000 px

  • Grupos: 820 x 428 px

  • Eventos: 500 x 262 px

E aí, gostou dos nosso post sobre tamanho de imagens para redes sociais? Calma que tem mais.

Bônus 1:

Ainda não era o que você precisava? Não vamos te deixar na mão! Preparamos também um resumão do LinkedIn, do Twitter, do Youtube e do WhatsApp.



Bônus 2:

Um erro que muita gente comete depois de ter seguido todas as dicas de formato para as redes sociais no Facebook e Instagram, é na hora de salvar as imagens. Para não perder a qualidade do seu post, salve sempre suas imagens ‘para a web’, selecione formato PNG e predefinição PNG-24. Aí você estará no caminho certo para otimizar as redes sociais da sua marca.

Pronto! Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre os padrões de imagens nas suas redes sociais. Agora é só você usar e abusar das nossas dicas!