Mídias Sociais

Marketing e estratégia: veja as principais tendências para as redes sociais em 2020

Postado em 2020-02-12 15:07:41

Para fazer um bom gerenciamento de equipe e um bom plano de Marketing para seu negócio, é necessário saber traçar boas estratégias nas redes sociais. Saber o que funciona melhor com seu público-alvo faz com que o uso dos meios de comunicação sejam melhor aproveitados.

O investimento em redes sociais requer saber explorar essas plataformas ao máximo. Conhecer as principais tendências de redes sociais é um diferencial competitivo importante para quem quer se destacar aos olhos dos consumidores.

Um dos grandes desafios para qualquer gestor de Marketing Digital é conseguir acompanhar tantas inovações e recursos que aparecem constantemente. Segundo informações do Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas utilizam esses canais.

Sendo assim, não é oferecendo conteúdos pouco atrativos ou não explorando os principais recursos e ferramentas dessas redes sociais que você vai conseguir se tornar relevante dentro do seu segmento.

Conheça as principais tendências para 2020 no uso das redes sociais e fique à frente no mercado:

 

Conteúdos temporário possuem ainda mais relevância

A função Stories do Instagram, o Status do WhatsApp ou mesmo o próprio Snapchat são exemplos de conteúdos temporários já muito utilizados pelos usuários. Rápidos e excelentes para gerar engajamento, a tendência é se tornarem ainda mais relevantes.
Para se ter uma ideia, o número de usuários ativos diariamente no Stories do Instagram dobrou de 250 milhões para 500 milhões entre junho de 2017 e janeiro de 2019.

Vídeos continuam eficientes

Quando falamos em materiais para os feeds, os vídeos devem estar no topo da sua lista de prioridade. Portanto, se prepare para produzir conteúdos nesse formato, prezando pela qualidade e, é claro, o comportamento e preferências do seu público. A ideia é aproveitar melhor os seus esforços e recursos nas redes sociais.


Likes não têm mais tanta relevância

A saúde mental ligada ao uso excessivo das redes sociais vem sendo muito discutido. O Instagram, por exemplo, baniu a aparição do número de curtidas com o intuito de que os usuários possam focar mais no conteúdo em si do que nos números de likes recebidos.
Porém, não se deixe enganar pelas métricas de vaidade. Por mais que a ideia do Instagram seja pensada no usuário e na necessidade de fomentar anúncios, é preciso olhar para os indicadores que realmente são importantes para o sucesso da sua empresa e não apenas para o número de curtidas, que será, a cada dia, menos relevante.


Engajamento ganha destaque

O engajamento passa a se tornar ainda mais relevante para as marcas. Dessa forma, é preciso focar na produção de conteúdos e de materiais que realmente sejam do interesse do seu público-alvo e que, no fim, resultem em uma interação mais natural e legítima com o usuário. Comentários e compartilhamentos são dois exemplos de fatores que acabam influenciando mais no alcance do que o simples número de curtidas.


Criação de uma voz para as marcas é fundamental

Uma forma de promover o engajamento que citamos anteriormente é por meio da criação de uma Brand Voice. A ideia desse conceito, porém, é se aproximar ainda mais de quem está no seu alcance como um cliente em potencial. Além disso, é uma maneira de se destacar em relação aos concorrentes, criar uma forma única de comunicação e trabalhar a fidelização.


Comunidades podem ser uma boa aposta

Por mais que não seja um recurso novo, as comunidades nas redes sociais estão ganhando mais espaço entre os usuários e, consequentemente, as empresas precisam passar a olhar para esses nichos. Dados mostram que grupos e comunidades são responsáveis por 90% das conversas online sobre serviços e produtos e que o tempo médio de um usuário nesses canais é de 20 minutos, enquanto em um blog ou site não passa dos três.


Autenticidade é cobrada dos influenciadores

Os influenciadores digitais são peças importantes dentro dos canais online, principalmente para as empresas que querem divulgar os seus produtos. Porém, os usuários estão cada vez mais atentos ao comportamento dos influenciadores. Aos poucos, os usuários vão levantando o nível de exigência para as empresas que apostam nessa estratégia e, por isso, é importante ser muito cuidadoso na hora de escolher o parceiro da sua marca.


Mais recursos

Como a experiência do usuário deve ser o foco de qualquer empresa que queira se destacar no mercado, é fundamental utilizar as redes sociais para facilitar esse serviço. Quanto mais recursos você oferecer ao usuário, maiores são as chances de você se aproximar desse alvo e, quem sabe, conseguir a fidelização.