Marketing Digital

Marketing digital: o que esperar na produção de conteúdo para 2022

Postado em 2021-12-21 12:07:09

O marketing digital e suas tendências estão sempre em mudança, apresentando aos internautas, e principalmente para aqueles que são ligados à área, novas ferramentas e modos de produzir conteúdos on-line. Para este ano de 2022 não é diferente, e empresas e marcas já estão de olho no que será mantido e no que vem de novidade por aí.

Saber o que está em alta no momento é essencial para captar maior atenção dos usuários da rede e se aproveitar de maior engajamento, já que redes sociais como o Instagram priorizam conteúdos que estejam dentro do que a plataforma está apostando no momento. Isso pode ser comprovado, por exemplo, com o maior engajamento alcançado pelo Reels em detrimento de outras modalidades da rede.

Os vídeos curtos, que seguem a linha dos vídeos do TikTok, continuam em alta neste ano, sendo prioridade dentro do algoritmo do Instagram, que prevê que cada vez mais pessoas sejam alcançadas pelo Reels. Vale destacar que o principal mérito do TikTok é fazer com que mesmo contas com poucos seguidores possam viralizar dento da rede, alcançando muitas pessoas e “rodando” no feed por mais tempo. A tendência é o que Instagram cada vez mais possa seguir essa fórmula de sucesso, já que até mesmo criou dentro do site uma aba específica para os vídeos do Reels.

Outra tendência que veio para ficar é a chamada Social Selling, ou Venda Social. Essa modalidade consiste em promover maior criação de relacionamento dentro das redes com o objetivo de alavancar as vendas. A venda social prevê uma abordagem menos agressiva ao possível cliente, com o objetivo de construir credibilidade e confiança a longo prazo, fazendo com que o usuário nutra um interesse e conexão com a marca ou com a figura que a representa dentro das redes.

A publicidade criativa também será ponto forte neste ano. De acordo com dados do Think With Google, para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos a publicidade tradicional já não causa o mesmo impacto como em outro tempo. Cada vez mais influenciados pelo TikTok e ligados a figuras de pessoas reais, os jovens dessa geração procuram nas redes entretenimento e conexão, o que deve ser uma aposta das marcas que querem atingir um público jovem neste ano.

No entanto, conteúdos rápidos e divertidos não serão a única aposta. Para atingir públicos de nichos específicos, muitas empresas apostarão no chamado Slow Content, que é uma fórmula de produção de conteúdo mais aprofundada, com textos mais longos e que visam uma produção mais lenta. Essa tendência será utilizada por marcas que apresentam produtos, ou serviços complexos e muito segmentados. O que mostra que os blogs também continuam com força! Muitas empresas apostarão no sistema de assinatura para permitirem acesso a tais conteúdos.

Por fim, podemos destacar o maior controle dos dados. Já foi anunciado pelo Google que será encerrado o rastreamento por cookies em breve. Cada vez mais usuários estão preocupados com a captação de dados. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas cada vez mais devem estar cientes do que é permitido e do que não é dentro da legislação.


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