Plugin

Home office: saiba como gerir e manter a produtividade dos colaboradores

Postado em 2020-04-08 14:04:23

Diante da crise que afeta o Brasil e o mundo, todos estamos passando por adaptações, incluindo a forma de trabalho. Com o fechamento do comércio e outros segmentos empresariais, o sistema de trabalho home office foi adotado por diversas empresas, e para fazê-lo dar certo, é necessários criar novas formas de gestão de equipe, a fim de manter a produtividade de todos.

Para uma boa comunicação interna e “fiscalização” do andamento dos trabalhos, tanto o gestor como os funcionários devem ficar atentos aos prazos, além de saberem administrar as horas a serem trabalhadas. Tudo para garantir uma boa organização e segurança na rotina de trabalho.

Veja alguns pontos essenciais para uma boa gestão durante o home office:

Planejamento e definição de objetivos:

  • Estabelecer em comum acordo com o colaborador as atividades prioritárias a serem desempenhadas e o cronograma das entregas. Focar no resultado e não no controle.
  • Disponibilizar os recursos necessários (tecnológicos, informações, etc.) para desenvolver a atividade;
  • Oferecer apoio técnico para o desenvolvimento da atividade;
  • Definir em quais canais digitais os gestores e a equipe pode ser acessada.
  • Caso o colaborador não tenha nenhuma prioridade, porque o seu trabalho faz parte de uma atividade que está temporariamente suspensa, o gestor deve discutir com ele como esse tempo poderia ser bem aproveitado e criar alternativas de estudo, desenvolvimento ou de atividades que possam contribuir para a equipe.

 

Alguns procedimentos de gestão:

  • Estabelecer data e horário para conversas exclusivas com cada colaborador em home office, não passando de 3 dias de intervalo cada reunião. Evitar convocar o funcionário de surpresa para uma reunião. Isso gera ansiedade desnecessária. Lidere pela confiança.
  • Criar um formulário com check list ou perguntas a serem respondidas pelo colaborador com antecedência à conversa virtual on line com o gestor, para que reunião seja mais objetiva e que as questões possam ser debatidas em conjunto. Essa lista inclui questões de ordem técnica referente a atividade combinada, até questões de ordem pessoal, de como a pessoa está se sentindo e se tem alguma necessidade pessoal.
  • É muito importante o gestor exercitar a escuta ativa, no sentido de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo as dúvidas com tolerância e incentivo.
  • Estabelecer uma agenda predefinida para reuniões coletivas com todos os membros da equipe com o objetivo criar momentos de interação, em que cada um possa dizer brevemente o que está fazendo e como está se sentindo.
  • Procure deixar todos informados das estratégias, diretrizes e decisões no mesmo momento, tanto para os que estão trabalhando presencialmente, quanto para os que estão em casa. Isso evita o sentimento de exclusão.

Gostou das nossas dicas para um home office mais produtivo? Aqui no blog da Plugin Marketing você encontra mais materiais para se informar durante a quarentena.