Mídias Sociais

Entenda a importância dos emojis no Marketing Digital e veja as novidades para 2020

Postado em 2020-02-12 15:49:50

Diferentes expressões, vários animais, comidas, bandeiras e símbolos. Esses são os emojis! Mas você sabe a importância e relevância deles para o seu negócio? 

Atualmente, os emojis nos guiam para uma comunicação diferenciada e personalizada com as pessoas através das redes sociais. De acordo com um estudo feito pela “Emoji Report”, 92% da população envia mensagens usando as tradicionais carinhas amarelas. Eles são boa estratégia para chamar a atenção dos consumidores e transmitir sentimentos nas mensagens, a fim de criar proximidade com o consumidor e humanização da marca.

Como empresa, um dos objetivos é falar corretamente com seu público-alvo pelas mídias sociais. O cliente cria expectativas de interação com a sua marca e se ele recebe uma resposta simpática, bem humorada na hora certa e ainda com adicional de emojis, você cria um vínculo emocional instantâneo com a pessoa, demonstrando saber usar a abordagem ideal daquele ambiente em que estão interagindo, no caso, as redes sociais.

No entanto,  é importante saber em quais situações devemos usá-los. Indicamos o uso dos emojis para complementar uma mensagem e não para transmiti-la por inteiro. Para lidar com reclamações, críticas e temas mais sérios, esse tipo de enfeite não é aconselhado.

Além disso, tome cuidado sobre qual emoji utilizar, uma vez que cada um tem um significado diferente. Por isso, faça testes para ver se o seu público-alvo é receptivo e se identifica com esse tipo de linguagem.

Agora que já explicamos a você qual as vantagens dos emojis para o marketing digital da sua empresa, veja as curiosidades e significados das carinhas disponíveis.

A Unicode, consórcio responsável pela regulamentação e padronização dos emojis, divulgou uma lista com mais de 100 carinhas para 2020, que trazem diferentes animais, insetos, objetos e comidas, além de mais 55 variações de tons de pele e gênero, aumentando inclusão e diversidade. Um dos destaques é para a bandeira do orgulho transgênero.

Placard

Alguns internautas disseram conseguir ler as mensagens em inglês "come over", "come on" ou "carry on". Mas o que realmente está escrito? O significado da figura "placard" não está claro, e seu nome em tradução livre seria apenas "cartaz".


Emoji gota de sangue

Lançada na atualização Emoji 12.0 de 2019, a gota de sangue conscientiza quanto à doação de sangue e fez parte de uma campanha contra o estigma em torno da menstruação. O emoji é fruto de uma campanha realizada pela instituição Plan International UK, que tenta acabar com o tabu acerca da menstruação.


Empresas podem sugerir figurinhas

Algumas empresas buscam torná-los cada vez mais inclusivos, abrangendo a grande diversidade de consumidores que utilizam seus serviços. É o caso dos emojis de pessoas com deficiência, disponibilizados na atualização Emoji 12.0. Sugeridas pela Apple, as figurinhas trazem homens e mulheres em cadeiras de rodas, pessoas com deficiência auditiva e visual e emojis de braços e pernas proteicas.


Processo de elaboração e candidatura dos emojis

A Unicode é responsável pela análise de sugestões até a liberação da carinha nas atualizaçõe. Quem tiver o interesse em fazer um emoji, é necessário enviar um protótipo do desenho diretamente para a empresa. Nos três primeiros meses após enviada a sugestão, um comitê da Unicode analisa a proposta, fazendo uma triagem inicial que costuma reprovar a maioria. Se o emoji for aprovado, a codificação universal deve demorar mais três meses. Em seguida, empresas como Google, Apple, Microsoft, Samsung, Facebook e Twitter têm acesso às listas dos desenhos candidatos para formar o novo grupo de emojis. Por fim, são estabelecidos um nome e o design final de cada figurinha.


Visual dos emojis varia de sistema para sistema

É comum que os desenhos designados para cada emoji variem dependendo do sistema operacional, já que cada uma é responsável por atribuir um desenho próprio para cada figurinha. Os emojis da Apple não são iguais aos do Google, que não são iguais aos da Microsoft, por sua vez.

Por esta razão, focando em evitar confusões com as interpretações deixadas pelos emojis, as empresas têm trabalhado de maneira a adequar melhor suas figurinhas, que têm se mostrado mais similares, se comparadas às disponibilizadas nos anos anteriores.