Marketing Digital

Design gráfico: confira as principais tendências para 2022

Postado em 2021-12-21 11:44:41



O design gráfico se renova constantemente, e a cada ano novas tendências surgem ou são resgatadas. Entender e conhecer cada uma delas pode auxiliar o profissional do design a possuir uma gama maior de referências e ferramentas úteis na criação das artes. Além disso, o cliente se beneficia de conteúdos visuais que são modernos e estão em alta. Confira algumas tendências:

Cores pastéis e neon

As cores para 2022 seguem dois caminhos distintos. O primeiro é o dos tons pastéis e com baixa saturação, o segundo é de tons em neon, que surgem em conjunto com fontes que remetem a luzes e aos primórdios da internet. Um bom exemplo, é a cor escolhida pela Pantone para o próximo ano, a PANTONE 17-3938 Very Peri, que segundo a marca é “um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos”.


Dados descomplicados

A Data Visualization, será cada vez mais utilizada para trazer conteúdos interativos e gráficos de fácil visualização. Além disso, segue a tendência de se tornar cada vez mais acessível e de fácil entendimento para todas as pessoas. Gráficos complicados definitivamente não serão muito utilizados, a não ser que sejam necessários.

Fontes clássicas

As fontes com serifa e fontes clássicas serão cada vez mais apostas para uma estética elegante e que transmita credibilidade. Além disso, a ideia é que possam transmitir nostalgia e que se liguem a estética da década de 90.

No entanto, fontes vibrantes e divertidas também serão utilizadas já que a positividade e alegria são sensações que serão cada vez mais exploradas pelas marcas, se relacionando com a cultura atual do autocuidado e priorização do bem-estar.

Formas geométricas

Em conjunto com as fontes com serifa, as formas geométricas e minimalistas trazem ao retrô um toque de modernidade e um ar contemporâneo. As formas serão sólidas, com arestas bem delimitadas e que foquem no contraste com o restante da arte.

Eco-estética

Algumas empresas, dependendo do tipo de segmento, podem se interessar em transmitir a ideia de que são responsáveis ecologicamente. Cada vez mais a sustentabilidade é pauta debatida socialmente, e para o ano de 2022 a aposta é que tons de verde e elementos que se liguem a essa ideia sejam muito utilizados pelas marcas.


Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar com quem também está sempre de olho nas novas tendências do design!