Mídias Sociais

Conheça o ranking das 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2019

Postado em 2020-02-12 15:40:47

Os números não mentem! Brasileiros amam ficar nas redes sociais. Isso porque o país ficou em segundo lugar no ranking dos países em que a população fica mais tempo nas redes sociais, com uma média diária de 3 horas e 34 minutos, perdendo apenas para Filipinas. Os dados são do relatório Digital in 2019, do site We Are Social.

Vale ressaltar que as redes sociais são canais importantes de uso para as empresas, com o objetivo atingir seus respectivos públicos-alvo. E, para identificar em quais delas sua audiência é maior e como fazer bom uso delas, é interessante conhecer as mais populares, que têm maior número de usuários. Para ajudar você, confira o ranking das 10 redes sociais mais usadas no Brasil. Vamos lá?


1. Youtube

O Youtube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, tornando-se a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Mais especificamente, 95% dos internautas tupiniquins estão presentes na plataforma.

Como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

2. Facebook

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.

Entre os brasileiros, a rede social ocupa o segundo lugar. No entanto, segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,2 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras.

3. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, sendo usada por 89% dos internautas. 

4. Instagram

Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual, humanizar a marca – mostrando os bastidores, por exemplo -, e de atrair candidatos, caso esteja contratando.

5. Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016. Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes.


6. Twitter

Atualmente, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas. Ainda assim, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio.


7. LikedIn

Voltado para profissionais, o LikedIn é usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo. 

A diferença de outros sites é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

8. Pinterest

É uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas. 

Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

9. Skype

Possibilidade de realizar chamadas de vídeo e voz, gravar as chamadas, enviar mensagens pelo chat (em grupo ou 1-1) e também arquivos. Tudo de forma gratuita.

Contudo, o usuário também pode contratar mais opções de uso – de forma pré-paga ou por meio de uma assinatura – para realizar chamadas para telefones fixos e chamadas com vídeo em grupo ou até mesmo enviar SMS.

10. Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto para mobile. Foi considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos efêmeros conhecidos como snaps, que desaparecem algumas horas após a publicação.

Pensando em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseados em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.