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Comércio eletrônico brasileiro deve crescer 10% até o final de 2017

Postado em 2017-12-19 15:40:00

O setor de e-commerce brasileiro tem mostrado ser resiliente, segundo pesquisa da Mintel. O estudo aponta que as vendas do comércio eletrônico deverão crescer 10% em 2017, atingindo um valor total de R$ 57 bilhões até o final do ano. Embora o mercado mostre uma melhoria acentuada em relação aos 7% observados em 2016, as vendas do comércio eletrônico diminuíram significativamente nos últimos anos em comparação ao crescimento de 23% em 2015 e de 25% registrado em 2014.

Apesar da diminuição atual do ritmo de crescimento, o desempenho do mercado pode ser considerado significante, tendo em vista a crise econômica que o país vem enfrentando nos últimos anos. Já para o futuro, a Mintel prevê que esse setor cresça, em média, 10% ao ano, chegando ao valor de R$ 93 bilhões até 2022. A popularidade dos aplicativos de música e filmes/séries cresce vigorosamente. A pesquisa mostra que 20% dos brasileiros que fizeram compras online nos 12 meses anteriores a abril de 2017 compraram download de músicas, vídeos/filmes ou livros eletrônicos.

Por outro lado, a pesquisa aponta que o frete de compra online é considerado muito caro para 49% dos consumidores. Passar informações pessoais na internet pode ser um outro problema para o brasileiro, já que 31% deles afirmam que não se sentem seguros em fornecer seus dados de conta bancária/cartão de crédito aos varejistas online. Esse número é maior entre as mulheres: 34% delas concordam com essa afirmação, em comparação a 28% dos homens.

Em relação ao dispositivo usado para as compras, os computadores pessoais e laptops são os prediletos. A maioria dos consumidores brasileiros, 57%, fez compras utilizando um laptop ou computador pessoal, enquanto que 48% usaram um smartphone e 18% um tablet nos últimos 12 meses anteriores a abril de 2017.

Esses números sugerem que há oportunidades para as marcas de diferentes categorias atraírem públicos mais jovens, mais diversos.