Mídias Sociais

Alcance x Impressões: saiba mais sobre as métricas das redes sociais

Postado em 2020-07-29 10:11:35

Se você trabalha com redes sociais, já deve ter ouvido falar de “alcance” e “impressões”. Mas você sabe o que essas métricas significam? Enquanto a primeira métrica sinaliza a quantidade de pessoas impactadas por um conteúdo, a segunda contabiliza quantas vezes ele foi visto, mesmo quando um único usuário entrou em contato com o post em mais de um momento.

O alcance representa o número de pessoas que entraram em contato com uma publicação. Por exemplo, se você viu o mesmo post três vezes, não importa: será contabilizado como usuário único. No caso das impressões, são contabilizadas quantas vezes os posts foram exibidos para o usuário.

Tais métricas são muito analisadas por gestores e analistas de mídias sociais, visando captar o sucesso da página de determinado cliente e usar os números na criação de estratégias e marketing digital. É válido ressaltar que ambas as métricas não oferecem dados sobre quantas pessoas de fato se engajaram com o conteúdo, já que isso fica por conta da métrica de engajamento.

No Facebook, o alcance e as impressões são categorizadas em pagas, orgânicas e virais. Já no Twitter, por exemplo, somente as impressões são contabilizadas.

 

Como melhorar o Alcance e Impressões?

 Para que o seu conteúdo chegue cada vez mais a um maior número de pessoas, é necessário entender quais as melhores formas para se ter um bom resultado de alcance e impressões.

Por mais que as métricas não estejam “estampadas” na cara do leitor ou dos parceiros comerciais — como curtidas e comentários —, o alcance e as impressões são extremamente importantes em uma estratégia de redes sociais.

Reconhecimento de marca e branding são dois fatores importantes para investir nesse tipo de métrica. Ao visualizar um conteúdo por mais de uma vez, estabelecendo frequência, o usuário começa a criar lembranças sobre marcas e produtos específicos.

Veja algumas dicas:

  • Invista em conteúdo pago
  • Faça um monitoramento periódico
  • Invista em hashtags e localizações
  • Invista em conteúdo periódico e de qualidade

Tem mais dúvidas? Em nosso blog você encontra dezenas de outros conteúdos sobre redes sociais clicando aqui.