Mídias Sociais

8 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram

Postado em 2021-09-22 15:22:33

No nosso último texto listamos 4 motivos para NÃO comprar seguidores no Instagram. A prática, apesar de comum, não garante bons resultados, e pior: pode atrapalhar o engajamento e fazer com que a conta em questão seja punida ou até mesmo deletada, já que o Instagram tem se tornado cada vez mais rígido com os perfis que façam uso de práticas não permitidas (e comprar seguidores é uma delas!). Só no ano de 2019, por exemplo, milhares de contas foram excluídas em uma “super varredura” que identificou e eliminou milhares de contas falsas usadas com esse propósito. Mas então, qual a saída? Como ganhar seguidores reais de forma fácil e dentro dos termos de uso da plataforma?

 1- Se atente a estética

Primeiramente, você precisa chamar a atenção dos seus possíveis seguidores. Pense no seu perfil como um cartão de visitas, que deve ser apresentável, com as informações certas, e boa qualidade estética. Uma imagem negativa irá afastar qualquer chance de o usuário seguir o seu perfil e saber mais sobre você, ou sobre seu trabalho ou empresa. Já uma imagem positiva abre caminho para um possível seguidor ou cliente.

É importante que quem entre no perfil da sua marca possa identificar o tipo de conteúdo ou o produto/serviço oferecido com base nas últimas 9 imagens do feed, que são as primeiras que qualquer um que visita algum perfil tem acesso. Assim, não será necessário rolar o feed para descobrir qual o propósito da conta.

 2- Seja original

O que a sua conta pode agregar a quem for seguir? Mais do mesmo? No geral, as publicações na rede seguem um padrão. Por isso, ser original e diferenciado é uma forma de atrair quem está cansado de ver sempre o mesmo tipo de conteúdo.

3- Estimule a interação do público

Estimule seus seguidores a comentarem nos posts, marcarem amigos e responderem enquetes. Além do Instagram entender que seu conteúdo é relevante de acordo com o engajamento, pessoas conhecidas dos seus atuais seguidores podem conhecer sua conta dessa forma.

4- Use hashtags

Se engana quem pensa que o uso das hashtags está defasado. As hashtags podem e devem ser usadas nas publicações. No entanto, devem ser escolhidas com cautela e utilizadas sem exagero. Se quiser saber mais sobre o uso de hashtags clique aqui!

 5- Seja frequente

Ter constância talvez seja um dos principais e mais essenciais dos conselhos. O algoritmo do Instagram tende a entregar mais o conteúdo de quem é constante. Basta poucos dias sem publicações para perceber a diferença nos resultados de um post. No entanto, ter constância é diferente de bombardear seu público com o excesso de conteúdo que não os interessa.

6- Saiba qual o tipo de conteúdo o seu público quer ver

Saber o que seu público quer ver é indispensável. Observe quais são os tipos de publicações com melhores resultados. Também é possível o diálogo que pode ser feito, por exemplo, com uma caixa de perguntas, questionando quais conteúdos eles desejam ver no perfil. Dessa forma, você consegue entender o que é mais atrativo também para os que ainda vão conhecer a sua conta.

7- Responda comentários e mensagens

A atenção que você dá ao seu público é essencial para a imagem do seu negócio, e é também o que observará os visitantes da sua conta. Se há diversas reclamações nos comentários sobre algum produto ou serviço, por exemplo, o ato de não responder pode passar a impressão de que aquela empresa não se importa com seus clientes, afastando novos seguidores, anteriormente interessados no produto ou serviço.

8- Faça anúncios

Aposte em anúncios para fazer suas publicações chegarem a mais pessoas, e consequentemente, em possíveis novos seguidores. No entanto, não se esqueça que o público deve ser bem segmentado, por região, interesses e outras características importantes e que se relacionam com o seu tipo de negócio.