Marketing Político

18 dicas rápidas para vencer as eleições utilizando as diversas redes sociais

Postado em 2016-05-16 12:17:16

Conforme nosso blog vem discutindo nos últimos posts, as campanhas políticas migraram para o ambiente da Internet e cada vez mais as antigas formas de campanha não conseguem a mesma eficácia quando o assunto é dialogar com seus eleitores e principalmente com os indecisos.  

Dentre as ferramentas que mais merecem atenção e tem potencial de fazer a diferença nas estratégias de marketing político são as campanhas nas redes sociais. Na etapa de Pré-campanha eleitoral, fazer um bom planejamento incluindo redes sociais é o primeiro passo para garantir bons resultados. 

Porém, o mais comum é a utilização errada desta ferramenta, o que acaba sendo uma grande chance desperdiçada por parte dos candidatos na hora de abocanhar os indecisos.

Sabendo que o período de campanha foi reduzido para 45 dias e terá seu início marcado para o dia 27 de setembro, preparamos uma lista com dicas práticas já para a pré-campanha. Confira!

# Twitter

Existem estratégias eficientes de trabalhar o marketing político com o Twitter. Para estas eleições municipais em 2020, o Twitter será um veículo importantíssimo, porém poucos são os que sabem utilizar esta ferramenta da forma correta. Veja nossas dicas:

1 – Não basta criar a conta no Twitter. É preciso integrar a ferramenta às outras ações de marketing digital, criando conteúdos relevantes, postando ao tempo e frequência certos e que principalmente seja calmo, agindo de forma inteligente nos casos de crise.

2 – O conteúdo deve ser informativo e participativo. Não pode ser exclusivamente auto promocional. Ele serve por exemplo para prestar esclarecimentos em questões controversas.

3 – Ele deve ser usado como um Hub de notícias e um direcionador de tráfego para outros canais que possam promover o candidato. Promover a importância do voto consciente também é positivo aqui.

4 – O Twitter serve também para questionar os opositores bem como informar sobre a agenda de compromissos e onde o candidato pode ser encontrado.

# Instagram 

Muito comum entre os jovens quando surgiu, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. Hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. A vantagem dessa rede é a utilização do maior poder de engajamento das imagens. Funciona para as empresas e também funciona para perfis públicos , como o de candidatos ou políticos, que se interessem em dialogar com o público mais jovem. Leia algumas dicas para promover uma boa campanha no Instagram:

5- Valores da marca: É necessário que as imagens do perfil do candidato reforcem a identidade de sua marca. Foque na qualidade visual. As imagens devem chamar a atenção do público

6 – Humanização: É importante mostrar aos seguidores os bastidores da campanha, imagens em momentos de descontração e participação em eventos por parte dos candidatos. Por que não postar uma selfie antes de palestrar em algum evento?

7 - Saiba usar as hashtags. Afinal, por meio delas é possível saber, analisar e organizar o que estão dizendo sobre o seu candidato, bem como estimula a interatividade, objetivo central da rede social.

#Snapchat

Rede social que mais cresce entre os jovens, em especial os milenialls (aqueles que nasceram depois dos anos 2000), o Snapchat também possui muito potencial para o marketing político digital e muitos candidatos já perceberam isso. Dicas:

8 – A principal característica do Snapchat é a efemeridade, por isso ele se encaixa perfeitamente para fazer transmissões ao vivo e para mostrar bastidores.

9 – Um dos motivos que atraiu o público jovem para esta rede é o fato de que as mensagens desaparecem após serem consumidas. Desta forma não há tempo de analisar este conteúdo por um longo tempo. Por isso, as mensagens aqui não devem ser de difícil compreensão. É mais interessante mostrar que o candidato é “Gente como a gente” com um vídeo em que brinca com seu cachorro do que gravar palanque utilizando esta rede.

10 – A relação de confiança aqui construída é no sentido pessoal. Vale ver se o candidato compartilha das mesmas ideias que o eleitor, o que faria em situações que todos passamos todos os dias, se confia nele ou não e até se tomaria uma cerveja com ele.

11 – Pela dificuldade de se gerar métricas, ainda é um obstáculo desta rede compreender a sua efetividade e por isso mensurá-lo como parte da estratégia de marketing. Aqui o que vale é a criatividade e a capacidade de inovar.

#WhatsApp

Nas eleições de 2020, o WhatAapp promete ser uma ferramenta ainda mais importantes para o marketing político digital. Entre campanhas ruins e boas, ficou provado o potencial de comunicação desta ferramenta, não só por conta do número de usuários no Brasil, mas também pelo potencial de propagação do conteúdo. É preciso muito cuidado para compartilhar sempre materiais de qualidade, pois este movimento já tem irritado a maioria dos usuários deste app.

Lembre-se sempre de usar com responsabilidade. Veja algumas formas inteligentes de utilizar o WhatsApp na pré-campanha e na campanha:

12 – Na parte da gestão interna da campanha, grupos são fundamentais para a comunicação interna, bem como o envio de vídeos factuais de eventos para postagem e divulgação.

13 – Na parte de contato com os eleitores, o WhatsApp funciona bem como suporte aos eleitores em dúvidas e procedimentos eleitorais, comunicação entre o candidato e pessoas interessadas em sua mensagem

14 – Cuidado para não ser invasivo. Por ser uma rede privada é necessário que o eleitor permita receber sua mensagem. Ela deve ser interessante para ele. Então nada de correntes ou mensagens tipo as que recebemos nos grupos de família!

15 -  Para o WhatsApp é bom desenvolver uma lista de contatos coesa de pessoas que atuarão como apoiadores da campanha.

#E-mail marketing

Última ferramenta que abordaremos neste post, o e-mail marketing é outra estratégia que, se bem utilizada, pode gerar bons frutos nas campanhas políticas.

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, sendo seus resultados objeto de análise e mensuração de dados, otimizando ainda mais as campanhas de marketing digital. O e-mail ainda é um importante canal de comunicação e pode ser decisivo na conquista de novos eleitores. Confira algumas dicas práticas:

16 – Primeiro escolha uma ferramenta de automação de marketing. Pois ela fará o envio automático dos e-mails para a base de dados e permitirá a geração de relatórios de mensuração de quantos abriram as mensagens, quantos clicaram nos links etc. Entre elas: MailChimp, Hubspot, RD Station entre outras. Monitore seus resultados.

17 – O texto do e-mail deve ser claro e o título deve ser atraente. Nada de mensagens longas. Um exemplo de assunto seria: “Olá Fulano, Vamos mudar Juiz de Fora?” pois já inicia o assunto e ainda gera a curiosidade no leitor. 

18 – É necessário gerar o tom de urgência por parte do leitor. Use frases de ação e compartilhe ações e projetos da campanha.

EXTRA:  Facebook: Tenho Perfil, mas quero migrar para uma página

Um dos erros mais comuns dos candidatos que já estão no Facebook com um perfil já criado é a tentativa de migrar este perfil para uma página. Uma página é um espaço que oferece alternativas mais interessantes do ponto de vista dos recursos (formas diferentes de promoção, número ilimitado de seguidores etc). 

Fazer essa mudança sem a participação dos seguidores é um erro que pode trazer muitos prejuízos ao candidato, uma vez que quem escolhe seguir um amigo não necessariamente tem o interesse em engajar-se em uma campanha eleitoral e aparecer seguindo uma página da qual não lembra ter assinado é uma coisa muito negativa para a imagem do candidato. 

Nesse caso, qual a melhor opção? O melhor caminho é ser fiel aos seus eleitores e avisar com antecedência sobre a mudança, seja por postagens ou por mensagens diretas mesmo. Como discutido no tópico anterior, uma página permite fazer campanhas mais efetivas, que contarão com a participação e viralização dos conteúdos por parte dos eleitores, fortalecendo os laços políticos na rede e gerando novos.

Mas é preciso entender que cada caso é um caso. Em cidades pequenas, por exemplo, conhecer pessoalmente as pessoas, o eleitorado, tem uma força política interessante e por isso manter o perfil  (sendo um canal mais pessoal) pode ser uma ferramenta de comunicação eficiente.

Esse foi nosso resumo com dicas preciosas para usar as redes sociais para vencer as eleições. Utilizando estes pequenos passos, a pré-campanha e a campanha política terão resultados positivos e o seu público eleitor/leitor ficará bem informado e sobretudo satisfeito com o candidato que escolheu. Até a próxima!