Mídias Sociais

Tik Tok: Por que ficar de olho nessa nova rede social?

Postado em 2020-02-12 15:46:48

Simples de mexer, o Tik Tok é uma nova rede social que vem batendo recorde de downloads em todo o mundo. Criado na China pela empresa ‘ByteDance’ em parceria com o Musical.ly, a expectativa é alcançar a marca de 500 milhões de usuários por mês. O Tik Tok já superou o Instagram nos Estados Unidos, mas seu público maior ainda é da China e Índia.

A plataforma permite que os usuários criem vídeos de até 15 segundos bem divertidos com os diferentes efeitos de edição que disponibiliza, objetivando grande número de compartilhamentos (A ideia principal é viralizar). Apostando no humor para ganhar público, diferentes empresas já enxergaram um grande potencial em utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

Em todo o mundo, o número de downloads já ultrapassou a marca de 1 bilhão. Em dezembro de 2018, o app bateu recorde de instalação mensal, com a marca de 75 milhões, segundo dados levantados por meio das plataformas do Google Play, do Android, e App Store, do iPhone, além de estimativas de downloads na China.

Veja as principais características do app e saiba se vale a pena investir para o seu negócio. Apostamos que sim!

Plataforma de vídeos

Focada na produção de pequenos vídeos, os usuários podem gravar vídeos, editá-los e ainda adicionar trilha sonora. Além disso, há o recurso de dublagem, facilitando a interação e engajamento dos seguidores.

 

Público segmentado

Como a maioria dos vídeos tem o tom de humor, 41% dos usuários têm faixa etária entre 16 e 24 anos. Vale ressaltar que isso não impede você de usar a ferramenta se o seu público é mais velho, até porque, com o sucesso que o app vem fazendo, daqui a pouco mais gerações podem começar a utilizá-lo.


Uso de Inteligência Artificial

Quem tem Facebook e Instagram sabe que os conteúdos que aparecem na timeline são definidos de acordo com as pessoas que o usuário segue. No TikTok, usa-se Inteligência Artificial para que, assim que você faça o login, tenha à sua disposição muitos conteúdos à sua espera.

Para isso, o programa analisa suas preferências e interações para sugerir novos conteúdos. Ou seja, o recurso é altamente eficaz em entregar a cada pessoa exatamente aquilo que interessa — e isso pode ser viciante, não é mesmo?


Interessante para a criação de estratégias de Marketing

Antes de mais nada, é necessário analisar o público-alvo do seu negócio. Você pode criar vídeos divertidos, seja para mostrar o dia a dia da empresa, seja para as atividades que são feitas por trás daquilo que os clientes têm contato. No entanto, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.

Se sua empresa tem públicos bem diferenciados, com consumidores mais jovens e outros grupos mais velhos, é possível criar as estratégias e direcionar para o público mais adequado.


Várias funções

1 - Uso de hashtags para gerar mais visualizações;
2 - Espaço para o envio de mensagens diretas;
3 - Catálogo de músicas organizado em diversas categorias para facilitar o usuário na hora de procurar sua trilha sonora;
4 - Possibilidade de mixagens de áudio;
5 - Diversidade de efeitos visuais.


Monetização do aplicativo

Apesar de ser gratuito para os usuários, os desenvolvedores pensaram muito bem sobre a forma de ganhar dinheiro no app. A maneira mais clássica é por meio de publicidade. Anúncios e campanhas de diversas empresas já podem ser visualizados na plataforma de forma segmentada, ou seja, é apresentada ao usuário de acordo com o seu perfil e preferências.

Outra maneira de monetizar é por meio de doações de seguidores. Os usuários podem receber transferências e, claro, o app fica com uma porcentagem desse dinheiro.

Há, ainda, a possibilidade de contar com a divulgação dos musers — uma espécie de youtuber. Eles são influenciadores digitais especializados no app e ajudam a divulgar a plataforma e as empresas que ali anunciam.