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Coronavírus: como proteger e preparar sua empresa para a crise

Postado em 2020-03-19 17:47:09

O coronavírus é uma família de vírus que causa gripe e infecções respiratórias, de acordo com o Ministério da Saúde. O novo agente foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, que vem se alastrando para outros países, incluindo o Brasil.

Diante da pandemia que estamos vivendo e a fácil contaminação da doença, diversas medidas de prevenção estão sendo tomadas pelos órgãos públicos. Além das orientações de higiene, estabelecimentos como shoppings, bares e outros centros comerciais devem permanecer fechados para evitar aglomeração de pessoas.

Pensando nisso, decidimos discutir aqui como uma boa gestão é capaz de proteger o seu negócio da crise que nos atinge atualmente. Para isso, é necessário criar estratégias que visam usar a comunicação, seja ela interna ou externa, como um meio para mostrar a continuidade dos negócios, prezando pela segurança e prevenção da crise e o bem estar dos funcionários e das pessoas que se relacionam com a empresa.

A comunicação estratégica deve ser elemento chave envolvido em todas as áreas da empresa e não somente no negócio da comunicação. De qualquer forma, prepare-se, antecipe os cenários, estabeleça quais são os protocolos e defina a equipe de gerenciamento de crises.

Colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar não é uma escolha. Faça o que for necessário para proteger sua equipe, clientes e comunidade. Por fim, o que restará após a crise é sua reputação pessoal e de marca. Reveja os valores da sua empresa, certifique-se de proteger suas principais bases estratégicas, trate tudo de uma maneira que melhore sua reputação. Com o tempo, as pessoas se lembrarão de como você as tratou e as fez sentir nos piores momentos.

1. Prepare-se com antecedência

Quanto mais você antecipar possíveis cenários, mais preparado estará e mais confiança terá quando as crises ocorrerem. Para isso, é necessário estabelecer junto a equipe formas eficazes de trabalho, além de preparar recursos humanos, financeiros e operacionais.

2. Comunicação trabalha alinhada à gestão de crises

Oriente os funcionários com informação justa e correta sobre a realidade da situação, por meio de relacionamentos, com informações fundamentadas pela área médica da empresa, de setores oficiais de saúde, de segurança e gestão de pessoas.

3. A Gestão de Crises tem que atuar em todas as áreas da empresa

 A comunicação corporativa tem que capacitar as áreas com ações que visem a segurança das pessoas. Criar recursos para transmitir confiança aos seus executivos, funcionários e demais grupos de relacionamento. Conscientizar sobre a importância de estar protegido a fim de garantir a qualidade de vida e a continuidade dos negócios da empresa.

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