5 tendências de redes sociais para este ano
A cada ano as redes sociais se transformam e se reinventam, e com isso, usuários e empresas aproveitam as novas ferramentas e tendências para garantir engajamento e maior visualização nas redes. O que esperar neste novo ano?
1- Vida real
A crítica sobre a realidade manipulada nas redes sociais continua, e com isso há uma maior valorização da vida real e de conteúdos que aproximem quem fala de seu público. Podemos destacar a ascensão do “BeReal” que conquistou muitos usuários que procuravam por uma rede com menos filtros e menos perfeição.
Uma das influenciadoras brasileiras com maior engajamento no momento, Mirella Santos, por exemplo, é conhecida por mostrar em seus stories seu dia a dia de forma leve, descontraída e próxima do público.
Muitos apostam que o jeito simples é justamente o que vem contribuindo para o sucesso da digital influencer.
2- Sensação de comunidade
Em conjunto com a interação cada vez mais intensa entre as marcas e o público, o sentimento de comunidade deve ser cada vez mais instigado e preservado pelas empresas. Isso inclui, além do contato nas redes, clubes de desconto, clubes com conteúdo exclusivo e acesso a novidades exclusivas.
3- Responsabilidade social
Em uma era na qual as empresas são cada vez mais cobradas por posicionamentos, e também por parcerias com figuras questionáveis, é essencial que se saiba como se portar e agir dentro e fora das redes. Também é indispensável contar com uma equipe preparada para ação e para gerir possíveis crises.
4- Vendas pelas redes sociais
As redes sociais não são apenas vitrines dos produtos, elas vão além, são hoje em dia um meio para compra e venda, onde acontecem também lives com demonstrações dos itens e interação no momento da compra.
5- Conteúdo em vídeos curtos
Vídeos, principalmente curtos e sucintos, continuarão sendo a principal aposta de plataformas como o Instagram.
Aliado as outras tendências já citadas, os vídeos podem ser usados para demonstrar os bastidores da empresa, para conversar com o público e contar sobre novidades e novos serviços.