Mídias Sociais

4 motivos para não comprar seguidores no Instagram

Postado em 2021-06-02 17:30:04

Comprar seguidores pode parecer atrativo a muitas pessoas e empresas, afinal, é aparentemente um jeito fácil de crescer no Instagram. No entanto, além de não trazer resultados sólidos, a prática é proibida pela rede: ao praticar a compra, você está infringindo as regras da plataforma, correndo o risco de perder a conta.

 Listamos 4 tópicos para te mostrar que comprar seguidores NÃO é indicado em nenhuma circunstância.

1-Seguidores falsos e engajamento

Você tem ideia de onde vêm os seguidores comprados? Muitos perfis são falsos, e usados exclusivamente para serem vendidos. Isso significa que não há rigor ou requisito na venda: as contas podem vir de outros países, e sem o compromisso de interagir com você. Sem interação a taxa de engajamento cai. E sem engajamento o Instagram entrega seu conteúdo para menos pessoas. Além disso, a rede social detecta usuários falsos e exclui os perfis.

Mas e se os perfis forem verdadeiros? Mesmo nesse caso, não há ganho real. Não há garantia que o usuário continuará te seguindo quando perceber suas atividades na rede e se perguntar quando começou a segui-lo.

2- Risco de segurança e perda de credibilidade

Muitos perfis adquiridos pela compra de seguidores podem ser bots (aplicação que simula uma atividade humana na internet). Desse modo, eles podem ter acesso aos seus seguidores reais, espalhando spam e vírus, além de roubar dados.

Os bots também contribuem para a perda da credibilidade da sua marca, já que deixam comentários automáticos e que são perceptivelmente falsos. Quem confia em uma empresa que quer enganar o seu público com interações irreais?

3- Desempenho distorcido

Com seguidores comprados você não consegue enxergar as métricas reais do seu desempenho na rede, e também não consegue traçar um plano de engajamento, já que os perfis dificilmente irão interagir com você. Além disso, você estará deixando de olhar para quem realmente importa: o público que pode consumir o seu produto e serviço. Lembre-se que o seu objetivo é alcançar pessoas que possam consumir o que você oferece, e não seguidores de enfeite.

4- Penalidade

Infringindo os termos de uso da plataforma, é possível que sua conta tenha o alcance reduzido, ou que seja excluída.

O Instagram prioriza interações reais, e leva muito a sério a eliminação de boats e perfis falsos, além da penalização de contas que difundem esses mecanismos. Em 2019, por exemplo, em uma grande “faxina”, a plataforma removeu de uma vez milhares de perfis, e até mesmo famosos tiveram o número de seguidores reduzido. Melhor não arriscar, não é mesmo?


Agora que você já sabe que comprar seguidores não é legal, no próximo texto do nosso blog nós te contamos como ganhar seguidores de forma real, com potencial para interagirem com sua marca e consumirem seus produtos ou serviços. E o melhor de tudo: dentro dos termos de uso do Instagram!