Marketing Digital, Mídias Sociais

3 dicas para você nunca mais errar nas hashtags de uma publicação

Postado em 2021-04-14 15:43:46

Por Isabella Silva

 

O uso de hashtags no Instagram é algo quase que instintivo: elas já se tornaram parte essencial da rede. Com o objetivo de aproximar usuários e publicações de interesse, as hashtags aumentam as chances de seu conteúdo ser encontrado, afinal, muitas pessoas se localizam por elas, seja por segui-las, seja pelas imagens que são recomendadas pela aba explorar, seja pesquisando uma hashtag de forma manual.

No entanto, apesar de popular, seu uso nem sempre é feito da maneira correta. Será que sua empresa está aproveitando ao máximo o recurso? ou está cometendo erros?

Confira essas dicas e analise:

1. A escolha das hashtags

Não é porque você vai usar hashtags que deve escolher quaisquer palavras ou frases, e que deverá usá-las de qualquer forma. As hashtags não devem servir para dividir frases, como no exemplo: #o#melhor#para#você.

Também não devem ser empregadas em frases longas. Elas devem ser utilizadas em palavras-chaves, nem genéricas, nem específicas demais, visando sempre palavras ou frases curtas que são mais procuradas pelo público.

Antes da escolha, pesquise em sua conta para garantir que o número de publicações que a utiliza é alto, se sim, isso significa que a palavra escolhida é um assunto de interesse, e que deve ser utilizada na sua publicação.

Outra consideração importante a ser feita é se atentar se as palavras-chaves escolhidas se ligam de alguma forma com sua marca. Lembre-se, você quer atrair pessoas que se interessam pelo seu segmento, certo? insira termos que se conectam ao tema de trabalho, perceba quais são as tags utilizadas pelos concorrentes e quais trends estão em alta e que podem se relacionar com o conteúdo que você produz.

2. Criação de hashtag para eventos

No tópico número um foi abordado que hashtags com um alto volume de publicações devem ser priorizadas em detrimento das que possuem poucos resultados na rede. No entanto, se o objetivo é organizar publicações de determinado evento ou campanha, e garantir que as publicações sejam encontradas, vale a pena apostar na criação de hashtags próprias. As hashtags neste caso, provocam sensação de pertencimento no usuário, que entende que como consumidor e seguidor é também parte do seu negócio.

Dessa forma, é importante que se incentive o uso da tag, e que ela seja amplamente divulgada. Também é necessário que haja interação por parte da marca, que deve se comunicar com o usuário, curtindo as publicações, comentando ou até mesmo respostando posts, de acordo com o objetivo da campanha.

3. Sem exagero

A quantidade ideal de hashtags a serem utilizadas é variável, mas não deve passar de dez. Evite utilizar muitas tags, pois podem poluir o seu conteúdo, e em alguns casos até mesmo limitar o alcance de suas publicações. O chamado "shadowban" - fenômeno não admitido pelo Instagram, mas observado e difundido pelos marketeiros digitais - coloca o perfil no esquecimento como uma forma punitiva por uso de spam.

Se você não quer ser banido e ter suas publicações escondidas, além de evitar usar hashtags demais, evite tags parecidas em uma mesma publicação, e as varie de tempos em tempos.

Outro ponto a ser observado é o de não se utilizar de tags proibidas. Pode parecer tolo, mas existem muitas de uso comum, porém reprimidas pelo Instagram. Vale a pena se atentar a lista de proibições

Concluindo...

Use as hashtags, experimente, verifique as métricas que a rede disponibiliza sobre cada publicação em contas profissionais e de empresas, analise o que funciona para o seu perfil e o alcance do seu conteúdo de acordo com o uso das tags.